IX CachoeiraDoc

É sob o olhar da professora e líder religiosa baiana Makota Valdina que o IX CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira acontece entre 4 e 20 de dezembro com 42 filmes disponíveis online e 13 filmes exibidos presencialmente, para grupos familiares, com projeções em suas próprias casas. Além disso, a programação gratuita conta com atividades artísticas, conferências, oficinas, lançamento de livro, que se desenrolam neste site, Facebook e YouTube. Neste universo de filmes, 29 são dirigidos por mulheres, 16 são assinados por profissionais da Bahia e 31 têm negros e negras na direção. Além disso, 8 dos documentários fazem suas estreias nesta programação online do CachoeiraDoc.

Em sintonia com a abordagem de pensamento da líder Makota, e com a trajetória do festival, é forte a presença de mulheres e pessoas negras à frente da direção dos filmes que compõem o IX CachoeiraDoc, num processo criativo que costura outros imaginários. Além disso, há uma significativa participação de obras audiovisuais nascidas a partir das experiências de alunos e ex-alunos do curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O CachoeiraDoc é uma realização da Cura e Cultura e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, produção da Ritos Produções, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia através do Edital Setorial do Audiovisual 2019.